Ex-condenado à morte vem a Portugal para três conferências

terça-feira, 13 de outubro de 2009

 


Joaquín José Martínez, equatoriano, esteve, durante quatro anos no corredor da morte nos EUA, onde aguardou execução na cadeira eléctrica.
Entretanto conseguiu provar a sua inocência não chegando a ser executado
O ex-condenado visita agora o nosso país para três conferências centradas na pena de morte em Lisboa, Porto e Coimbra nos dias 13, 14 e 15 de Outubro, respectivamente.

A CONDENAÇÃO DE MARTÍNEZ
A 26 de Janeiro de 1996, quando Joaquín José Martínez regressava de casa da sua ex-mulher após uma visita às suas duas filhas, foi abordado pela polícia com um grande aparato de carros e helicópteros. Joaquín foi então preso sob a acusação da morte de um casal de jovens, assassinado três meses antes.
Martínez foi considerado culpado e condenado à morte pelo assassinato de uma das vítimas e a prisão perpétua pela morte da outra, sendo acusado de assassinato premeditado e roubo em domicílio. O julgamento decorreu na Florida, em 1997.
O caso de Joaquín José Martinez foi largamente divulgado em Espanha, onde os seus pais conseguiram mobilizar centenas de pessoas, meios de comunicação social e diplomatas, que tiveram uma influência decisiva no desenrolar do seu processo. O Parlamento Europeu, o Senado italiano, o Rei de Espanha e o Papa João Paulo II apoiaram também os apelos, para que a sua pena fosse comutada.
No segundo julgamento, concluído a 5 de Junho de 2001, o júri absolveu por unanimidade Martínez depois de ter concluído que as provas contra ele eram insuficientes.
Joaquín José Martínez tornou-se então no 21º prisioneiro, no Estado da Florida, e o 96º detido, nos EUA, a ser exonerado desde 1973 depois de ter estado no corredor da morte.

Fonte: www.sapo.pt

0 comentários: